domingo, 12 de julho de 2015


Continuando nossa empreitada com a ideia de resenhar todos os livros de Philip K Dick, passamos agora para a fórmula maravilhosa de UBIK.

Sinopse

Em uma sociedade futurista, Glen Runciter é dono de uma empresa responsável por rastrear psis, indivíduos com habilidades especiais, como telepatas e precogs. Ele e seus funcionários caem na armadilha de uma empresa rival, e Runciter morre. Seus funcionários passam a receber estranhas mensagens de Runciter em moedas e embalagens de cigarro. O tempo começa a retroceder e eles terão que lutar contra a degeneração física e mental. A solução pode estar no spray Ubik, mas conforme a trama se desenvolve, menos fica claro quem realmente precisa ser salvo.

Nessa resenha eu irei abordar o livro de uma forma diferente dos outros que eu já postei na Runic, irei explicar e analisar o livro em cima da sinopse dada pela editora. Talvez essa seja uma forma interessante de entender o livro de uma forma mais claro e talvez convencer vocês a lerem mais essa bela obra de ficção.


  • "Em uma sociedade futurista" 
 O futuro como em outros de seus livros foi nos anos 90, uma sociedade onde tudo que é feito apenas pode ser realizado por dinheiro, mas logo você me diz "Ah mas isso já é assim", entrar ou sair de uma porta custa dinheiro, tomar um café dentro de casa, usar o chuveiro tudo custa moedas.

  • "Glen Runciter é dono de uma empresa responsável por rastrear psis, indivíduos com habilidades especiais, como telepatas e precogs. "
Aqui nos entramos no conceito do livro, somos apresentados para uma evolução do ser humano -nem todos tem essa capacidade- aqui PKD fala sobre a necessidade de sempre haver uma um predador e uma presa, um equilíbrio no ambiente e aqui esse conceito é bem seguido essa evolução do ser humano criou pessoas com habilidades especiais de ler a mente dos outros, ver o futuro, influenciar outros em suas escolhas e sendo eles mais "fortes" que os seres humanos a natureza criou seus predadores pessoas com habilidades de cancelar tais poderes como se a presença deles anulassem os demais poderes.

  • "Ele e seus funcionários caem na armadilha de uma empresa rival, e Runciter morre.Seus funcionários passam a receber estranhas mensagens de Runciter em moedas e embalagens de cigarro. O tempo começa a retroceder e eles terão que lutar contra a degeneração física e mental. A solução pode estar no spray Ubik, mas conforme a trama se desenvolve, menos fica claro quem realmente precisa ser salvo."
A graça do livro é tentar você mesmo descobrir qual é a verdade dos acontecimentos, o porque de determinados fatos estarem acontecendo com cada uma das pessoas, durante a leitura você vai receber talvez 3 ou 4 possíveis explicações e cabe a você descobrir qual delas é real, o spray UBIK é uma verdadeira flertada com a religião, prestem muita atenção dos anúncios do Spray que tem na introdução de cada cap, esses são muito importantes para você chegar a uma conclusão real sobre o que é esse misterioso item que vai salvar (ou condenar a todos?) . 


Conclusão

Diferente do último Os três estigmas de Palmer Eldritch -  http://goo.gl/UhInvQ, esse seria um livro que eu daria de presente ou recomendaria a alguém que está se interessante por ficção, é de fácil entendimento tem diversos plot-twist durante sua leitura, é de fácil compreensão e com uma profundidade interessante que pode abranger diversas teorias sobre determinados assuntos. Há alguns fatos que não abordei como a existência dos chamados meio-vivos, e de sua consciência ainda viva e até a questão do renascimento ou descanso eterno que é tratada no livro, mas isso é bem pessoal e deve ser degustada por cada um sem a interferência de um texto, leia e tire suas conclusões

História: 08/10
Editora : Aleph
Preço: R$42,00
Onde comprar - Submarino - Saraiva

0 comentários:

Postar um comentário