quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Finalmente estou refazendo a resenha desse livro, após ler ele pela segunda vez e desse vez realmente degustando o livro, lendo alguns poucos capítulos por dia, tentando aproveitar ao máximo a leitura consegui ter uma visão muito mais ampla e uma opinião mas crítica sobre esse livro, pensei que ao ler ele pela segunda vez fosse tirar alguns momentos de leitura específicos sem direto pensei realmente que não iria gostar tanto quando a primeira vez que li. Mas felizmente eu estava completamente enganado vamos agora descobrir o porque.


"Diga-me, tutor. A vingança é uma ciência ou uma arte?" - Jorg Ancrath

A História;

Ao meu ver a história não é o ponto principal da narrativa, mesmo Mark Lawrence apresentando diversas coisas que agregam um enredo melhorar a história é algo que já estamos bem acostumados, a velha história de guerras entre reinos, com uma pitada de fantasia, saindo um pouco daquilo que é a "realidade" e colocando monstros, mutações humanas (Leucrotas), necromancer, todos esses não sei se haverá outros, mas esses apareceram no primeiro livro, mas o enredo principal é bem simples, só que ao mesmo tempo muito bem explorado pelo autor, pois ao final do livro podemos perceber que tudo isso faz parte de uma trama muito maior comandadas por forças mágicas tão antigas quanto a própria guerra;
"O livro conta a história de Jorg, ele é o príncipe de um dos reinos que compõem oque é chamado de reino quebrado, um dia durante uma viajem com sua mãe e seu irmão, a comitiva que eles estavam é atacada por guerreiros que, matam seu irmão, estupram e matam sua mãe, Jorg é jogado dentro da Roseira-Brava e mesmo sem os guerreiros os verem, ele sofre tendo de que ver a morte de sua mãe e seu irmão, enquanto está incapacitado de qualquer coisa para tentar salvar eles. Todos vão embora, e ele fica lá sozinho sofrendo enquanto os espinhos rasgam sua pele, e o veneno da roseira penetra em sua corrente sanguínea, ele é resgatado pelos soldados de seu pai, e contra todas as expectativas ele sobrevive. A partir deste dia, o ódio é mais do que um sentimento em seu coração, é verdadeiramente uma necessidade ele toma conta de seu corpo espirito, e passa a ter pensamentos que não deveria sonhar ou ter, um dia ele vai com seu tutor ao calabouço do castelo vê um grupo de prisioneiros serem torturados, um deles é o Nubano (que veem a se tornar um de seus melhores amigos), Jorg começa a fazer um jogo de perguntas com ele, até que repentinamente liberta Nubano que promove um massacre dentro do calabouço, liberta seus companheiros, ali presos também, e começam a fugir, Jorg em busca de vingança contra a morte de sua mãe e seu irmão, vai junto com eles ficando quatro aos na estrada antes de retornar completamente modificado pela vida que ele veio levando no decorrer teste tempo, e mesmo depois destes quatro anos, sua vingança e seu ódio só cresceram mais, e sua vontade de matar só aumentou, Jorg agora já é um homem e não apenas sonha em se vingar seu novo objetivo, agora também é se tornar imperador de todo o reino, unificar pelo sangue os reinos"

"Toda irmandade tem uma hierarquia. Com irmãos como os meus, aquele que fica na posição mais baixa corre o risco de ser apunhalado até a morte."

Personagens

Como eu disse anteriormente oque realmente te impressiona não é a história e pra mim foi os personagens, que realmente ou você ama ou você odeia, mesmo tendo momentos em que alguns personagens que você ama, você pode odiar por algumas páginas por certas atitudes principalmente o Jorg, principalmente ele....
O livro conta com uma gama de personagens muito grande e fazer uma lista deles aqui seria grande demais, então os principais que terão um maior papel NESTE primeiro livro são, Jorg, Sr. Makin, Nubano, e o Rike.

Com o destaque especial para Jorg "Mas porque destaque para o Jorg?" Além de ele ser o personagem principal da história, toda a trama que eu falei no resumo acontecem quando Jorg tem 10 anos, isso mesmo, Jorg é uma criança sanguinária e assassina, ele viu sua mãe se estuprada e seu irmão morto com 10 anos, aos 10 fugiu do castelo para fundar sua irmandade de mercenários, anos 11 também começou a matar. Ele não é um personagem comum, e é Jorg que te faz não querer largar o livro.


A guerra centenária;

Mapa do Reino Quebrado

Neste primeiro livro pouco se sabe e pouco se fala sobre essa guerra, mas que nos fóruns internacionais que andei vendo e pesquisando um pouco (pouco mesmo para não tomar spoiler), essa guerra é de suma importância na cronologia do livro, mas podemos no primeiro livro entender que foi nessa guerra que os reinos foram separados e deixaram de ser o grande império que um dia já foram.
“Guerra meus amigos, é uma coisa bela. Aqueles que dizem o contrário não sabem oque estão perdendo"

A Edição:

Já virou tradição só esperarmos as melhores edições de luxo da Darkside, os caras realmente tem um respeito e uma admiração pelos livros que é única nos dias de hoje, cada livros é uma obra de arte e este então na minha opinião é o mais bonito até agora, talvez por que eu goste de tons escuros, mas a combinação de vermelho e preto desta edição é linda demais.

A edição conta também, com uma bela contra capa vermelha além de detalhes especiais com com frases de impacto de Jorg em cada um dos capítulos, e o mapa que postei a cima após a página inicial tudo isso para de ajudar a situar e entender melhor os caminhos seguidos pelos personagens. 
A história recebeu notas de outros autores como;
"Em nenhum momento você está a salvo neste livro." - Roberto V.S Redick - 
"O Melhor livro que li nos últimos anos." Peter V. Brett-
E oque ficou mais incrível, de tudo isso foi que além de você ter uma super história para ler, também temos uma edição que faz jus a essa trilogia, esperando assim que a Darkside mantenha a mesma qualidade ou superior as edições que seguiram esta. 

Conclusões:

O livros é lindo, a história te faz querer ler mais e mais, e quando você chega ao final fica só torcendo para que o próximo volume chegue logo. E outra coisa muito bacana que esqueci de citar é que o livro conta com DIVERSAS referências a cultura pop, além de citações diretas de grandes filósofos como Platão, Sócrates, Niezsche, e outros e o mais interessante é que eles utilizam dessas citações como se fossem pessoas que viveram anteriormente aos acontecimentos do livros. 

Notas: 
História: 9/10
Edição: 10/10
Editora : DarkSideBooks
Preço : R$40,40 ~ R$43,00

Lugares para comprar -
http://goo.gl/bs7eMS
http://goo.gl/DYIluX
http://goo.gl/rLyKIh

 
 








0 comentários:

Postar um comentário