terça-feira, 22 de julho de 2014

Caramba é muito bom poder finalmente (finalmente) ter finalizado a leitura das 6 edições de Sweet Tooth lançadas pela Panini Comics, aqui no Brasil. E meus caros, realmente é de se amar a história, mesmo que as pessoas não tenham uma paixão tão impactante assim por a história é impossível deixar de gostar dela.

A História


Sweet Tooth é uma história em quadrinhos americana série limitada escrita e desenhada pelo canadense Jeff Lemire e publicado pela DC Comics, sobre seu selo Vertigo. E como devo começar a falar sobre ela, no começo de tudo vamos colocar que Jeff criou uma das melhores realidades pós apocalípticas que é possível imaginar, ela não se difere por ser mais do mesmo, e sim é diferida no fato de que ela é infinitamente inovadora. No primeiro volume somos apresentados aos nossos personagens, sendo os principais dele Gus (apelidado também de Bico Doce), e Grandão (com o verdadeiro nome Jepperd).

As seis capas que foram utilizadas nas edições nacionais foram essas, as únicas que não me agradaram muito foram as da 3 e 4 principalmente a 4, pois verdadeiramente olhando outros capas deixa muito a desejar. 
São elas:
Sweet Tooth - Depois do Apocalipse Vol. 01: Saindo da Mata
Sweet Tooth - Depois do Apocalipse Vol. 02: Cativeiro
Sweet Tooth - Depois do Apocalipse Vol. 03: Exército Animal
Sweet Tooth - Depois do Apocalipse Vol. 04: Espécie em Extinção
Sweet Tooth - Depois do Apocalipse Vol. 05: Habitat Anormal
Sweet Tooth - Depois do Apocalipse Vol. 06: Jogo Selvagem

Seus respectivos nomes, dão boas dicas sobre o conteúdo de cada uma das histórias, oque é bem interessante, que quando você começa a se empolgar com a sequência deseja logo tentar entender oque vem após, e vai de pouco em pouco adivinhando a próxima etapa.

Durante os volumes, somos apresentados a um mundo desolado por uma doença que é conhecida como flagelo. Este é a doença que destruiu a humanidade, e nenhum dos esforços foram capazes de deter essa doença que matou mais do que qualquer outra doença em todo mundo. E no meio desta destruição aparecem os híbridos crianças nascidas meio humanas - meio animais. E todos começam a pensar que elas são a causa dessa doença. E por isso elas são caçadas, presas, e testadas como animais. Só que em certo momento vemos que em tudo isso se passa sobre um plano secundário muito mais estranho cheios de mistérios e revelações, pois elas são as causadores desses problemas, mas até que ponto esses problemas são causados por elas ? Qual a relação dessas crianças com esse problema. E é isso que acompanhamos nesses volumes. A grande aventura de Gus, Grandão e todos aqueles que compõem seu grupo em uma viajem incrível de tentativa de sobrevivência e descobertas. Com um final único, com um desfecho bem maduro.

Eu adoraria falar mais sobre história, mas como cada HQ pode ser considerada como um Spoiler, não da pra se aprofundar mais sem contar uma coisa ou outra sobre oque acontece.

Arte

Talvez uma das partes que podem deixar a desejar ou não dependendo do ponto de vista sobre a mesma, muitas das pessoas que não gostam de algo na HQ sempre apontam a arte como a parte fraca, dizendo que é meio fraca, que poderia ser melhor. Mas em contra-argumento tanto eu quanto em outras resenhas que você pode achar na internet, concordamos que de alguma forma a arte combina com a história, e parece que uma foi feita para completar a outra. Além do mais o escritor sabia que sentimentos e os traços que eram necessários para determinados momentos pois foi ele mesmo que desenhou e escrever (:o) isso mesmo. Jeff Lemire escritor, e desenhista ou seja. Deem uma chance a arte do cara. E não apenas leiam a história mas também, tentem sentir os sentimentos que foi tentado ser passado em cada parte.




Geral

Galera se vocês não leram isso devem ler. É um dos clássicos modernos de HQ's, e vale totalmente a leitura não apenas ler por Scan, mas também vale a pena comprar elas ter isso na prateleira para ler e reler sempre que sentir saudade da inocência de Gus.

História: 10/10
Arte: 10/10
Editora: Panini