terça-feira, 8 de julho de 2014

E aqui estamos novamente meus amigos e amigas, que sempre acompanham nossas resenhas e matérias aqui no blog. Peço desculpas por quase dois meses sem nenhum sinal de vida, mas eu trabalho quase que totalmente sozinho tanto na page quanto aqui. E com época de final de semestre na faculdade chegando as prioridades falam mais alto. Mas deixando isso de lado vamos ao que interessa;


Começamos  com a Sinopse do livro, irei dissecar esse livro igual eu fiz com o seu antecessor "Prince of Thorns, talvez de alguma forma não tão complexa que por este ser o segundo livro, muitos elementos do primeiro livro estão vivos e apenas acrescentados ou melhorados no segundo


Este é o meu livro favorito desta excelente trilogia, pois tudo joga contra o nosso anti-herói Jorg. As apostas são altas e as reviravoltas, perfeitas. Depois de assassinar seu tio e garantir um pequeno reino nas montanhas, o jovem Jorg agora encara um inimigo carismático e poderoso - o Princípe de Arrow -, que parece destinado a reunir o Império Destruído. A ação salta entre o presente e o passado, e nos mostra como Jorg viajou pelo império e conseguiu reunir recursos e forças para enfrentar uma batalha aparentemente impossível de ser vencida. Acompanhamos também a história pelo ponto de vista de Katherine, a mulher que Jorg deseja mais do que ninguém, e que ele está destinado a não conquistar jamais. Apesar de Jorg continuar a ser o mais maquiavélico dos protagonistas, sem hesitação para matar, mutilar ou destruir, caso isso o ajude a alcançar seus objetivos, passamos a compreendê-lo melhor neste livro, e é impossível não torcer por ele. Ele consegue renovar e dar uma reviravolta brutal, explodindo com todas as armadilhas românticas da grande fantasia - lealdade, honra, o bem contra mal e a fé em um causa maior. Às vezes, quando você vê aquele cavaleiro branco em seu cavalo, com uma armadura reluzente e um sorriso brilhante, só quer atirá-lo no chão e dar-lhe um murro na cara dele por ser tão perfeito. Se você já teve essa sensação algum vez, Jorg é o cara.

A História Continua;


A grande batalha de Jorg e seus companheiros é dada, o segundo livro desta trilogia começa em seu total no aproximados 4 anos após o termino do seu antecessor, caso você não recorde os acontecimentos do livro anterior pode ficar um pouco perdido no meio de tantas coisas que acontecem, ou seja tente dar uma relembrada ou aquela folheada por cima do seu antecessor;
Então como ele se desenrola meu breve sinopse pessoal do livro é a de que "Jorg continua a tentar se tornar Imperador de todo o Reino, acabar com a guerra que a mais de 100 anos é passada de geração e geração, mas no seu caminho neste segundo livro são apresentados alguns novos obstáculos, o prince de Arrow, um jovem descrito como "feito para governar", as mãos invisíveis que trilham os caminhos dos homens de mente fraca (sim existe agora algumas entidades maiores, já apresentadas no livro anterior que se consideram jogadores desta guerra, e utilizam os reis como peças para seu jogo macabro), mas principalmente o seu "EU".

Jorg, e seu "Verdadeiro EU"



Deixei uma parte apenas para esse sub-tópico pois é de extrema base no livro a luta, que Jorg tem para se reencontrar como pessoa. Nos é dado, um personagem mais maduro, com uma cabeça adulta, calculista, filósofo, mas sem perder o espiro brutal e selvagem do primeiro livro, mas o porque isso acontece ? Que caminhos ele trilhou para poder chegar a este ponto, o mesmo esquema de capítulos é usada, ou seja ele intercala a história atual com o passado. E esse passado nós da a dimensão da transformação emocional, e crescimento pessoal que Jorg consegue. Nesse quesito Mark Lawrence, mostra que sabe como escrever, os problemas nos quais ele e seus irmãos passam, as aventuras, e buscas para ser melhor tornam o livro a cada página ainda melhor, mesmo que em alguns pontos ele chegue a dar mais foco a isso do que a história principal, não faz com que a mágica em mais de 90% do livro seja uma experiência de leitura única.


Mas que tipo de mundo é esse ? Construtores


Um fato que estou quebrando a cabeça para entender, é qual a verdadeira ambientação por trás do livro, seria ele um futuro pós apocalíptico, ou simplesmente um realidade de tecnologia extramente avançada para a época, e oque realmente ou quem seriam os Construtores ? Não entendeu oque eu quis dizer com isso ? Leia o livro, e acredite que até o final do segundo livro, você terá as mesmas perguntas que eu.

Lados negativos


Eu amei o livro, mas infelizmente tem algumas falhas, em alguns momentos a escrita de Mark se torna confusa, e as vezes não fazendo sentido nenhum com o contexto mas ao que reparei isso apenas acontece duas ou 3 vezes no livro todo, oque realmente me incomodou um pouco é que ele joga muitas situações e resolve elas no passar de todo o livro de maneiras muito rápidas, no meu ver dar mais tempo para determinados problemas, ou cenas e até mesmo tirar um pouco o foco do Jorg e jogar para os irmãos de estrada dele seria fantástico, pois muito pouco deles conhecemos, oque sabemos é o pouco que é falado por Jorg no decorrer dos dois livros e oque é apresentado nas Black Pages que a edição da DarkSide possui (ao menos foi assim que eu apelidei essas páginas), outro fator que me deixou um pouco decepcionado foi o final que o escritor deu, pois depois de um evento tão MAGNIFICO ele simplesmente parece que colocou um pouco e puff, mas claro que mesmo com um final um pouco decepcionante, ele consegue novamente fechar o livro um um último paragrafo muito bom, que te enche de vontade para ler o último volume desse trilogia fantástica. Mas fora essas pequenas críticas que todo leitor sempre faz sobre algum livro, não há mais nada que eu tenho percebido como algo negativo.


A Edição


Como sempre é de dispensar qualquer apresentação sobre o trabalho editorial que a DarkSide tem, o cuidado com cada edição a ser lançada é bem único, e eu apoio totalmente o emblema deles de "Livros não estão Mortos", mesmo sempre tendo um preço um pouco acima da média, creio que muitas das editoras deveriam repensar seus conceitos e quem sabe dar uma chance a edições de luxo como está. Pois além de um prazer a mais durante a leitura, é algo que fica muito lindo na estante!
De novidade com relação anterior, apenas o mapa do continente é atualizado deixando ele maior, com mais lugares ali citados, até mesmo Roma aparece, oque pode abrir uma brecha sobre o terceiro livro, pois em diversos momentos Jorg faz duras críticas ao modo de comando romano. A capa e as cores combinam muito com a diagramação total conta com um papel de ótima qualidade que não sofre reflexo, por excesso de iluminação, mas também de alguma deixa um pouco mais limpo a leitura em ambientes noturnos com pouco iluminação.



No Geral;


É um livro que considero indispensável aos amantes de fantasia Dark, ou fãs de boas batalhas, e uma história cativante, os seus pontos positivos escondem completamente seus poucos lados negativos, e a diversão que ele proporciona é nota 10.



História: 9/10 
Edição: 10/10 
Editora : DarkSide Books
Preço: R$50,00