domingo, 13 de julho de 2014

Bom, mas vamos falar do livro em questão. Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? (Do Androids Dream of Electric Sheep? no original) foi publicado em 1968, mesmo já tendo de lido diversos livros que foram escritos antes dos anos 70 e mesmo hoje não são assim tão "exagerados". Esse é um dos mais complexos no quesito universo criado que eu já tenha lido, mas por quê ? PKD não apenas cria um paradoxo universal, como também brinca uma série de possibilidades, e contextos filosóficos que tendem a colocar em cheque diversos problemas da sociedade, de uma maneira diferente, oque é bom que nem sempre essas críticas, ou melhor essas "referências" são fáceis de perceber durante a leitura, oque acaba trazendo mais uma diversão para uma futura re-leitura do livro brincar de achar essas críticas (e posso afirmar depois de ler duas vezes, eu digo que são muitas mesmo)

“Mais humano que os humanos — é o nosso lema.”
Na leitura acompanhamos um dia na vida de Rick Deckard, um miserável caçador de recompensas, que sonha em ganhar dinheiro suficiente para um animal de verdade. Um animal ? Como assim um animal ? Bem vamos a um dos contextos secundários do livro, houve uma guerra chamada de Terminus, ela acabou com boa parte do mundo, essa cena deu origem a poeira uma precipitação radioativa que extinguiu várias espécies de animais e modificou geneticamente alguns humanos, classificando-os como Normais ou Especiais., os que sobreviveram se mudaram para colônicas de sobreviventes em Marte. Aqueles que não poderiam ir para as colônicas eram os ditos contaminados e aqueles que escolhiam ficar com opção própria, assim como Rick Deckard, e os que ficaram e até mesmo aqueles que vivem nas colônicas tendem a tentar ter um animal, pois isso seria como um simbolo de Status, mas claro que como qualquer item real , há aqueles que fazem cópias desses animais, ou seja droides de animais reais, e é um desses eletrônicos que Rick tem, pós a morte de sua ovelha verdadeira, ele não tinha dinheiro para comprar uma nova então optou por uma cópia.

“Todas essas lembranças se apagarão com o tempo, como lágrimas na chuva.”





Durante o tempo que ocorreu um pouco da emigração para as colônias, cada um dos sobreviventes ganharam um Androide idêntico a ele, para lhe ajudar e continuar sua vida caso sua morte ou ao menos essa era a ideia inicial do projeto, mas oque aconteceu no decorrer do tempo foi que muitos dos androides começaram a matar seus donos, e retornar para a terra de forma ilegal, e é ai que entra o papel dos caçadores de cabeças, onde sua função é localizar esses fugitivos e aposenta-los (Identificar, e matar), oque torna a história de maneira envolvente é o fato de que 8 Nexus-6 (os Droides mais modernos que se poderia fazer), quase eliminam um caçador, e Rick recebe a tarefa de identificar e eliminar esses remanescentes! E depois desse momento o livro começa a dar um UP na velocidade que as coisas vão ocorrendo quase incrível e depois o quinto capítulo você não quer mais largar o livro. 

"Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?" Pode ser considerado uma bela de uma ideologia entre o que é real, e oque não é real e até um pouco sobre o subconsciente, pois abre em um certo momento do livro a ideia de que realmente é preciso ser "real" para amar, ser verdadeiro para poder sentir algo, ou querer viver (algo bem parecido pelo menos a meu ver com a história do Pinóquio). 
E no momento em que vamos brincar com o futuro vemos que PKD tinha uma visão muito boa sobre nosso futuro, ele não apenas nesse livro mas em tantos outros coloca em suas obras certos itens que nem ao menos estavam disponíveis ou sequer existiam em seu tempo.


“Acorde, é hora de morrer.”


E vamos entrar agora no quesito filme vs livro, não não irei comparar um com o outro pois minha opinião formada sobre assunto é que, a inspiração vem de um meio e no outro ele a adapta da melhor forma e é isso, mas nesse caso e em tantos outros você vê alguns vestigos de livro no filme, mas também certas ações e passagens do livro são omitidas do livro, como a situação dos animais, mas como obra adaptada é realmente muito legal de ler o livro e após isso ver o filme, da pra sentir uma certa nostalgia em algumas cenas, e vejo em diversos momentos que quem gostou do livro e nunca assistiu o filme, não irá se decepcionar com a adaptação, agora que apenas viu o filme e nunca tinha ouvido falar do livro irá ter um motivo a mais para o qual se apaixonar pelas obras de PKD.

Geral

No geral o livro é bem fantástico, e é por obras como está quem venho com o passar do tempo me apaixonando ainda mais por FC, e tento sempre que possível indicar para amigos, os livros desse gênero, no demais a edição da Aleph, vem sempre com seus extras além de uma nova tradução, muito boa diga-se de passagem, além de um extra no final do livro que deixa qualquer fan da PKD maravilhado. Recomendo o livro, e o filme também. Ambos são obras magnificas para todos aqueles que já gostam de FC e aqueles que desejam entrar nesse universo tão amplo.
História: 10/10
Edição:   8/10
Editora : Aleph
Preço: R$39,90

Onde comprar: http://goo.gl/EyHuLg