quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Depois de um mês do nosso último Nerdcervejeiro, chegou o momento de falar mais sobre cervejas, e aproveitando a onda de calor que está se formando em São Paulo, vamos falar de dois estilos de cervejas que combinam muito com altas temperaturas e vão ajudar a te refrescar em tempos quentes.

Mas antes de falar sobre as cervejas deixe-me te contar sobre um pouco sobre esses estilos, que agradam tanto os cervejeiros modernos. 

1. Pilsen ou Pilsener


Ela tem em suas características principais um lúpulo acentuado principalmente no aroma e um sabor bem característico, são cervejas de coloração amarelo bem claro e com uma formação de espuma média. Na teoria cervejas tipo Brahma e Skol, deveriam ser pilsen só que elas se perdem na receita e apenas recebem o nome dessa "família" mas o gosto de uma boa pilsen não te lembra em nada um skol. Algumas do gênero tem um teor alcoólico mais elevado outras algo um pouco mais discreto, o que não muda o fato de ser uma bebida muito refrescante e suave mesmo para aqueles que não gostam tanto assim de cerveja.

Eu recomendo para conhecer melhor o estilo.

1.1 BITBURGER PILS 



Essa é a pura cerveja alemã fabricada na antiga receita de pureza clássica, esse é uma das mais apreciadas em épocas quentes no país. Com um sabor de lúpulo muito presente essa é qualidade garantida.

1.2 Bamberg Camila Camila




Uma das poucas representantes brasileiras fiéis ao estilo clássico das Bohemian Pilsners. Inspirada pela música Camila, Camila, do Nenhum de Nós, ela é feita com o malte especial Weyermann Floor Malted e lúpulo tcheco Saaz. Com um amargor elegante, ela tem altíssima drinkability, bem como pede o estilo.

1.3 BADEN BADEN CRISTAL



Leve, dourada e com um aroma frutado essa foi premiada com ouro no primeiro concurso brasileiro de cervejas, da marca de paulista de Campos do Jordão a baden baden acertou em cheio com essa cerveja.

1.4 Colorado Cauim



Traz ingredientes brasileiros na receita, como a mandioca. O sabor é levemente adocicado e aroma floral de lúpulo. O nome é uma referência a bebidas indígenas feitas a base de fermentação de cereais e man

1.5 WÄLS PILSEN



A melhor pilsen brasileira, ouro em 2013 possui um sabor bem presente de lúpulo de malte. Uma das mais fiéis cervejas nacionais do tão adorado estilo belga.

2. IPA 


Cerveja criada para competir com as pilsen durante a segunda guerra mundial por isso tem diversas características iguais, e varia em um sabor mais intenso além de aroma mais acentuado nos seus subgêneros como English IPA, American IPA e Imperial IPA esses gêneros são utilizados para te dar uma noção do que você pode esperar de cada uma das cervejas já que mesmo sendo "tudo IPA" uma Imperial vai te trazer uma experiência totalmente diferente de uma English.

Eu recomendo para conhecer melhor o estilo.


2.1 JÚPITER




O primeiro rótulo produzido pela cervejaria Júpiter é uma American Pale Ale com aromas de maracujá, grapefruit e abacaxi, de corpo leve e refrescante. Os sabores cítricos, ideal para o calor, acompanha notas de malte e suave caramelo. Além de tudo essa breja tem a fama de ter sua espuma (se bem servida) igual creme.

2.2 Bodebrown Cacau IPA



Um exemplo de sucesso da inventividade brasileira. A Bodebrown, eleita cervejaria do ano por dois anos seguidos no Festival da Cerveja Brasileira de Blumenau/SC, é um dos expoentes daRevolucion brasileira, sempre buscando o inusitado em todas as suas criações. Feita em colaboração com Greg Koch, da Stone Brewing (EUA), ela é uma típica American IPA com o toque bem presente do brasileiríssimo cacau, que confere notas achocolatadas à cerveja.

2.3 Colorado Indica



Uma legitima cerveja estilo IPA (índia pale ale) com um toque bem tupiniquim, a rapadura. A indica se destaca internacionalmente ganhando 3 estrelas no pocket beer guide, o mais respeitado guia de cervejas do mundo. Essa mistura de lúpulo inglês , água, malte e um toque de rapadura harmoniza muito bem com pratos fortes como mariscos e carnes de caça.

2.3 Invicta 1000IBU



A cerveja Invicta 1000 IBU é uma Imperial IPA com 1000 IBUs feita para comemorar o aniversário de 2 anos da marca. Só para ter uma idéia, o Imperial IPA (estilo mais amargo entre as cervejas) costuma marcar por volta dos 100, e o paladar humano não consegue detectar amagor muito além disso. É uma verdadeira pancada de sabor, nenhum pouco recomendada aos iniciantes no estilo, ou no mundo cervejeiro.

2.4 Farol IPA Blues


Com personalidade forte e marcante, a IPA BLUES by Solon Fishbone é uma bebida com leve toque cítrico e um final com amargor equilibrado, com seus 60IBU ela é um meio terno entre alguém que começou agora no estilo/ou quer migrar para variedades mais intensas de amargor.

2.5 PUNK IPA



A famosa cerveja da BrewDog tem aroma frutado que lembra kiwi, lichia e maracujá. Amargor bem presente no paladar e uma final agressivo e seco. Extremamente fina e com um sabor bem marcante essa é uma daquelas que da para "beber de litro".






0 comentários:

Postar um comentário