domingo, 24 de maio de 2015


Sempre fico muito empolgado com lançamento de livros de fantasia pela Darkside. Desde o Circo Mecânico e Prince of Thorns sempre aposto minhas fichas com toda a confiança, eis que um novo livro é apresentado Ciclo das Trevas. Eu  acho sensacional o fato de muitas vezes os livros que menos chama a atenção ou mesmo os livros que recebem um marketing menor podem surpreender tanto, a surpresa de 2015 até o momento foi com certeza todo o universo que qualquer fã de fantasia deveria conhecer e ao menos ler o primeiro livro.
Me vi vivendo uma bela história de RPG durante todo o livro, imaginei diversas possíveis aventuras para se criar ao redor desse mundo, me imaginei jogando uma mesa baseada nessa estória com meus amigos diversas possibilidades um livro com que flui com facilidade e combina uma escrita simples com um enredo denso que te prende e cativa, algo diferente do que conhecemos. Um verdadeiro "tiro no escuro" que o autor deu e que funcionou muito bem;


Sinopse

Assim que a escuridão cai, os terraítas aparecem em grande quantidade, gigantes demônios de areia, de vento e de pedra, famintos por carne humana. Depois de séculos, os humanos definham com o esquecimento das marcas de proteção. Arlen, Leesha e Rojer, três jovens que sobreviveram aos ataques demoníacos, atrevem-se a lutar e encarar o perigo para salvar a humanidade. Arlen, Leesha e Rojer, crianças nascidas nesses pequenos vilarejos hoje isolados, não se conformam com essa situação. Um mensageiro ensina ao jovem Arlen que o medo, mais que os demônios, tem paralisado a humanidade. Leesha vê a sua vida perfeita ser destruída por uma simples mentira e se torna uma coletora de ervas para uma velha mulher, mais temida que os demônios da noite. E a vida de Rojer muda para sempre quando um menestrel viajante chega à sua cidade e toca seu violino.
Mas estes três jovens carregam algo em comum. São todos teimosos, que não se rendem à realidade imposta a eles e sabem que há muitos segredos e mistérios no mundo além do que lhes contaram. Para descobrir isso, eles terão que se arriscar, abandonar suas proteções seguras e encarar os demônios. Juntos, os três podem oferecer à humanidade uma última, e fugaz, chance de sobrevivência.


Análise

As personagens:


Toda o livro se passa ao redor dos três personagens da sinopse Arlen, Leesa e Rojer, apresentando as situações vivenciadas por eles ao decorrer da estória (eles não se conhecem, apenas em um certo momento suas vidas se cruzam), não existe uma personagem principal mesmo boa parte do plano principal se passando ao decorrer da evolução de Arlen, todos tem suas participações e sua importância, muitas vezes as passagens de Leesha e Arlen sejam mais interessantes que as de Rojer que inicialmente não é apresentado com profundidade e qualidade  não sendo tão aproveitado quanto os outros dois nas primeiras partes, e apenas começa a receber um melhor desenvolvimento já quase no fim do livro, ao final vemos que ambos se completam formando um time que um compensa as deficiências dos outros.

O mundo:

A interpretação do livro me levou a entender que talvez tudo isso possa ser considerado um mundo pós "apocalíptico" devido as eras que são mostradas pelo autor, anterior a era ciência, a era da ciência e por final onde nossa estória se passa a era depois do retorno (mas retorno de quem?), Dos maiores inimigos humanos os terraítas a personificação do autor dos demônios esses mesmo separados por "espécies", Vento (criaturas voadoras), fogo (pequenos como cães), madeira (robustos e grandes) e rochas (verdadeiros tanks gigantes criaturas com força descomunal), mas qual o sentido dessas eras ? Fácil e bem interessantes, na pré-ciência a humanidade convivia com a magia (símbolos de proteção e combate) essa mesma que usavam para combater os terraítas os derrotando e os banindo, eis que os terraítas pararam de aparecer na terra todos pensaram que eles tinham sido derrotados a era da ciência chega e a humanidade esquece da magia começa a achar antiquada com as maravilhas que a tecnologia proporciona, esquecem as antigas escrituras, e quando os terraítas voltam eles começam a ser  completamente massacrados, suas novas armas não funcionam contra as criaturas e voltam sua atenção aos antigos livros achando lá a solução para sua proteção símbolos de proteção que são usados para defender suas casas e desde o retorno a humanidade vive apenas como refém dos demônios que todas as noites retornam para matar e destruir, o mais interessante é a deixa que Brett deixa no final do livro dando a possibilidade de expansão do universo quase infinitamente. 

As profissões 

Claro que como sociedade dentro das vilas e das cidades há uma gama de profissões básicas, mas as que realmente interessam aqui são os caminhos seguidos por nossas personagens certo? Logo temos:
Protetor - Talvez a mais importante da atualidade, eles ficam a cargo de continuar o conhecimento dos últimos símbolos de proteção das cidades, cuidado para que eles nunca se apaguem.
Mensageiro - São os mais corajosos entre os homens aqueles que se arriscam a viajar mesmo durante a noite para levar mensagens, entre os reinos
Ervárias - As curandeiras são especialistas na arte das ervas conhecendo as receitas para livrar a cura de doenças e usando esse conhecimento até mesmo para fazer armas.
Menestrais - Os "palhaços" bobos da corte, por onde passam mesmo na maior tristeza colocam um sorriso nas pessoas, divertem em tempos de dificuldade. 

Por esses aspectos que citei até agora conseguem perceber o motivo de eu achar que isso daria uma aventura de RPG incrível?


Conclusão

“A fantasia épica mais significativa e cinematográfica desde O Senhor dos Anéis. Inspiradora, obrigatória e totalmente viciante!”
PAUL W. S. ANDERSON, diretor, roteirista e produtor da série Resident Evil
"O PROTEGIDO – eleito um dos dez melhores romances fantásticos da nova geração pela Amazon UK"


Temos aqui duas declarações que me impressionam, comparar tal livro com O Senhor dos Anéis é algo arriscado uma declaração e tanto, mas concordo em diversos aspectos outro fato interessante que passa durante a leitura é você imaginando a beleza dos cenários, as situações de combates e as formas dos demônios é tudo muito cinematográfico e belo, espero muito do segundo segundo livro que ele não seja bom igual o primeiro mas seja melhor, trabalhando mais Rojer principalmente e detalhando mais a relação das pessoas com os nossos guerreiros. Simplificando o livro em uma frase eu digo "Uma aventura que te sufoca, te faz ir até o final, seja por desejo de reagir, vontade de salvar ou de fazer parte das canções e não apelas canta-las o Ciclo das Trevas com certeza é uma das melhores fantasias da atualidade", com uma edição linda que ao que pesquisei é a mais bonita edição lançada fora dos EUA, é um livro que vale o investimento







História: 10/10
Edição: 10/10
Editora : Darkside Books
Preço: R$66,90 - R$39,90

1 comentários:

  1. "O Protegido" foi uma das gratas surpresas do ano para mim, gostei muito da narrativa e de todo o mundo que o Peter V. Brett criou. Torcendo para que o 2º saia logo, assim posso matar um pouco essa minha curiosidade!!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-protegido-peter-v-brett.html

    ResponderExcluir