sábado, 4 de abril de 2015



2
Repostando essa resenha que estava em nossa antiga plataforma de teste no Wordpress

Sinopse :

Este romance perturbador e surpreendente, publicado originalmente em 1962 e vencedor do Prêmio Hugo, Philip K. Dick apresenta um cenário sombrio: a Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos Nazistas. O mundo vive sob o domínio da Alemanha e do Japão. Os negros são escravos. Os judeus se escondem sob identidades falsas para não serem completamente exterminados.
É nesse contexto assustador que se desenvolvem os dramas de vários personagens, cujas vidas acabam entrelaçadas pelos ditames do I Ching, o milenar oráculo chinês, e que se descobrem envolvidos em situações além de seu controle.
Considerado por muitos o melhor trabalho de Philip K. Dick, O Homem do Castelo Alto apresenta uma versão alternativa da história, revelando um olhar crítico e filosófico sob a condição humana.



A história, e seus vértices:

Ao que parece nos livros que lá li dele, é um costume nobre e bem interessante de sua parte de não apresentar apenas um personagem, e sim contar história que acontecem em paralelo, com diversos personagens, e em algum ponto elas podem ter uma ligação direta ou indireta, não comece a ler se você pensar que no final tudo e todos vão se ligar diretamente se conhecer e etc, pois não é assim que as coisas funcionam, na verdade as situações, esse contato entre os personagens vão acontecendo de forma muito minimalista, mas que em algumas passagens as ações dos mesmos vão interferir diretamente na vida de algum outro.

O quanto desse presente alternativo realmente poderia acontecer?

A ideia inicial dada, é completamente sombria, e realmente assustadora de se pensar, a África é um continente morto, quase não existe mais nada por lá, os negros que sobreviveram são escravos, os judeus também estão quase todos extintos, os que conseguiram sobreviver ao holocausto vivem escondidos (mudaram de nome, e até recorreram a cirurgias plásticas para esconder seus traços.

As personagens

Somos apresentados a diversas durante nossa leitura, todos eles vão ter diversos papeis ao longo da história, tanto alguns bem importantes e interessantes a outros não tantos, um deles é um chefe de governo japonês nos EUA (que agora é um país submisso ao império japonês), e o outro é a ex mulher de um judeu, que parte em busca a o escritor de um livro chamado de “the grasshopper lies heavy” (vou falar um pouco dele logo), e ambos tem papéis muito importantes e que são aqueles acabam por “apresentar” as maiores revelações do livro.

The grasshopper lies heavy

Esse livro é um verdadeiro “inception” dentro do livro, se no mesmo somos apresentados a um presente alternativo onde Alemanha e o Japão vencem a guerra, no The Grasshopper Lies Heavy, o suposto autor (o homem do castelo alto), conta uma história onde a Alemanha e o Japão perdem a guerra (tipo wtf?). Uma das coisas em comum que todos os personagens tem em suas respectivas vidas é o fato de este livro estar presente de alguma forma em todas elas.

Conclusões finais

Tentei não falar muito mais é difícil quando o conteúdo é bom, é realmente necessário explicar e tentar trazer uma vontade grande para quem ler essa resenha sentir o quanto o livro é realmente especial. No geral vemos um livro muito bem trabalhado, com ideias extremamente complexas, e uma ideia de diferença social, e preconceito racial muito grande (essa é uma das mais presentes críticas que o livro apresenta), durante um certo tempo o mesmo foi criticado pelo modo que ele apresenta os negros na história mas temos que perceber o contexto e o ano que foi escrito então, quando percebemos isso é bem entendível o porquê do que ele escreve.

Cheio de misticismo, crenças, uma trama envolvente, personagens que te conquistam e um final um pouco confuso O homem do castelo alto é mais uma ótima pedida para aqueles que gostam do gênero, é um lindo livro para quem quiser se adentrar na literatura norte americana, tendo ganhado diversos prêmios importantes por sua história, e sendo considerado por muitos o seu melhor livro, fica mais uma dica de livro para vocês.

Ficha Técnica


Tradução:
Fábio Fernandes

Edição:

Ano:
2006

Número de páginas:
304

Editora:
Aleph

Ainda assim não se convenceu de comprar ou não o livro?? Leia um trecho dele:

http://www.editoraaleph.com.br/site/media/catalog/product/f/i/file_6.pdf