quinta-feira, 19 de março de 2015


Antes de tudo é necessário avisar que tudo que estiver sendo escrito aqui parte de minha opinião como, leitor e colecionador de HQ's, estou escrevendo isto com o conhecimento adquirido lendo sobre a notícia em grupos e sites que trataram dela (nacionais e internacionais). 

Se você não está ciente da notícia eis um resumo rápido sobre o que aconteceu:
"DC Comics publicará capas variantes homenageando o Coringa em diversas revistas do próximo mês de junho. Mas uma delas, ilustrada pelo brasileiro Rafael Albuquerque para Batgirl # 41, causou polêmica. A imagem foi considerada ofensiva por alguns, afirmando que ela incentivava o abuso sexual e criou-se um debate em redes sociais e diversos sites."
Logo após veio o pronunciamento do artista 
"Minha capa variante da Batgirl foi criada para homenagear um quadrinho que eu admiro muito e sei que é uma das favoritas de muitos fãs. A Piada Mortalfaz parte do cânone da personagem e, artisticamente, não pude evitar retratar a traumática relação entre Bárbara Gordon e o Coringa. Para mim, era uma capa assustadora que trazia algo do passado da personagem. Mas, como ficou claro para outros, toquei em um ponto fraco. Eu respeito essas opiniões e, apesar de poder-se discutir se elas são certas ou erradas, nenhuma deve ser descreditada. Minha intenção nunca foi machucar ninguém com minha arte. Por esta razão, recomendei à DC que a capa fosse cancelada."
E então a opinião deste colecionador que vos fala:
Sou contra o cancelamento, mesmo a HQ sendo feita para um outro tipo de público achei algo exagerado. Vejo diariamente uma longa discussão de feministas nos mais diversos assuntos, mas dessa vez essas polêmicas geradas por elas passou do desnecessário e chegou a um nível completamente sem nexo, vivemos em tempos onde qualquer assunto "diferente" é motivo para massas entrarem em conflitos de prós e contras (a internet facilita esse tipo de argumentação), mas boa parte destas pessoas que se impressionaram com uma simples capa de HQ não deixam de ser uma verdadeira geração leite-com-pera, certos grupos precisam precisar achar motivos para confusões em tudo. É fato dizer que para aqueles que leem HQ's entendem que nos anos 80, o sadismo do Coringa que aleijou a Batgirl e matou o Robin (em duas histórias que são desdobramentos de O Cavaleiro das Trevas) realmente chocava, mas não produzia tanta histeria e hipersensibilidade como ocorreu agora. Além de que não foi a primeira vez que esses grupos fizeram ataques contra a industria de HQ's poucos meses atrás  a arte de Milo Manara para Spider-Woman nº1 sofreu severas críticas - em razão da suposta anatomia incorreta, bem como por "objetificar a figura feminina". Em resumo expresso minha opinião em "Quadrinhos como toda forma de arte,  tem a liberdade para ser chocante também. E censura não combina com a arte."

Capa de Miro Manara, cancelada após severas críticas.