quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

"Tenho estudado incessantemente , desde que chegaram às minhas mãos, todos os documentos referentes a esse monstro e, quanto mais estudo, maior parece a necessidade de exterminá-lo completamente."  - Dr. Abraham Van Helsing."


A ideia é básica, de certo modo nunca explorada antes, com uma boa dose de nostalgia, envolvendo diversas obras literárias ao passar ao tempo. Uma mistura dessa resulta em Anno Dracula por Kim Newman. Neil Gaiman descreve o livro como refinado, brilhante, único. Eu chego a concordar com todas as 3 afirmações, desde que você pense no sentido que, não há outras histórias (pelo menos não que eu conheça), que envolvam o vampirismo como foi abordado pelo autor. Posso resumir o livro da seguinte forma:

"Oque aconteceria se Van Helsing e seus companheiros tivessem falhado em matar Dracula? Bem nessa realidade alternativa isso realmente não aconteceu, ele triunfou sobre aqueles que queriam o matar, mas ele não provocou um genocídio sobre a Inglaterra ao contrário, ele se casou com a Rainha Vitória, espalhou sua linhagem formando diversas famílias, que tinha entre si diferentes obrigações e cargos dentro do novo governo Europeu. A Europa se dividiu no que são chamados os Renascidos (aqueles que se transformarão em vampiros), e os Quentes (que são aqueles que ainda se mantém humanos). Claro que exitem aqueles extremistas que são contra os Renascidos, aqueles padres, e pastores que ainda vivem lá. Até que chega um momento no qual começa uma série de assassinatos de prostitutas renascidas, e ao passar do livro (não é spoiler por que você já descobre isso no começo) você descobre que esse assassino é uma releitura de Jack Estripador, que começa a cometer esse tipo de assassinato, motivo por um certo por que, que descobrimos ao passar do livro, mas esses assassinatos começam a chamar a atenção de diversas autoridades de época, desde grandes nomes, de poderosos vampiros, até mesmo a grandes negociantes dos chamados Quentes"

"Há espaço para todos os tipos de vampiros" - Kim Newman

O livro começa a fazer diversas releituras de any personagens, literários do séc XIX, isso é algo muito legal, por para aqueles mais apaixonados por livros, deste período da aquele sensação de felicidade de ver tantas referências em um único livro. Um dos pontos que eu acho negativo, mesmo já estando acostumado a isso (pois é algo que meio que caracteriza a literatura do Tolkien), é a apresentação de MUITOS (sério muitos), personagens com nomes difíceis de serem lembrados, isso acaba dando um certo "stop", na sua leitura pois muitas vezes você acaba tendo que parar, para dar uma olhada no glossário de personagens,  não é algo que interfere muito, chegando no meio do livro, você já está acostumado e a leitura começa a fluir de forma mais agradável, mas realmente até esse ponto do livro há bastante pessoas que acabam desistindo do livro por o começo ser um pouco maçante.

Além de ser uma clara homenagem aos clássicos da cultura gótica, também te uma grande crítica a sociedade inglesa, que é realmente interessante tentar identificar sobre oque eles estão querendo falar com essas críticas. Não considero como uma obra de horror como os livros de Bram Stoker, uma paródia (séria), um romance policial, consegue se encaixar melhor na descrição simples deste livro. Tal união de personagens de tantos livros diferentes pessoalmente só tinha visto em A liga extraordinária - Alan Moore.

A edição: 
O livro é publicado com o selo da editora Aleph, e com isso nós temos a certeza de uma ótima, tradução, edição. O papel usado é aquele amarelado, bem resistente, na minha opinião o melhor para leitura. Durante a noite, por não cansar por falta de luz, e o melhor do dia, por não refletir tanto a luz. A edição pecou um pouco por falta de extras ou pelo menos uma capa dura, mas compensar isso por um ótimo designer exclusivo da edição brasileira de capa e lombada. E é claro uma bela coleção de nomes e referencias  no fundo que, explicam da onde Kim tirou cada uma das inspirações para os personagens principais da história. 

Notas: 
História: 7/10
Edição: 8/10
Editora : Aleph
Preço : R$ 39,90 ~ R$49,90


0 comentários:

Postar um comentário